TEMA 4 – PROBLEMÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO

Investigação Aplicada sobre o Desenho (design-based research)

Segundo o que nos foi proposto pelo docente para o Tema 4 – Problemáticas de Investigação, identificar e escolher um artigo sobre design-based research (DBR), escolhi então para realizar a minha análise o artigo “A pesquisa baseada em design em artigos científicos sobre o uso de ambientes de aprendizagem mediados pelas tecnologias da informação e da comunicação no ensino de ciências: uma análise preliminar” de Paula Ramos, Tais Rabetti Giannella e Miriam Struchiner.

A minha escolha recaiu sobre este artigo em especial, porque tem tudo a ver com a minha área profissional, uma vez que sou professora de TIC e visto que tínhamos de estudar o método de DBR, achei interessante optar por algo que me influenciasse de alguma forma.

O artigo escolhido apresenta os resultados de uma análise preliminar de trabalhos científicos da área de ensino de ciências que adotam a metodologia de Pesquisa baseada em Design, para pesquisa e desenvolvimento de ambientes educativos mediados pelas TICs.
A análise efetuada neste artigo teve como foco compreender: a) os principais problemas pedagógicos abordados e como estes foram conceituados no desenvolvimento dos artigos analisados; b) as principais teorias de aprendizagem norteadoras do desenvolvimento das intervenções e c) a natureza das intervenções, especificamente, no que diz respeito aos métodos e as técnicas utilizadas, assim como os conhecimentos teóricos e práticos que foram gerados.

1) Quais os aspetos mais inovadores da abordagem apresentada?

A Pesquisa baseada em Design é um referencial introduzido no campo educacional por Brown (1992) e Collins (1992), a partir do conceito de design experiments.
É uma metodologia ainda recente que tem vindo a ganhar uma grande importância na pesquisa educacional, sobretudo, nos últimos cinco anos, a partir da crescente produção académica relacionada (VAN DEN AKKER et al, 2006; KELLY, 2004).

Wang e Hannafin (2005) destacam como características fundamentais desta metodologia:

  1. Pragmática (integra teoria-prática, assumindo a relevância do papel da teoria para fundamentar e melhorar a prática e vice-versa);
  2. Ancorada (a proposta de desenvolvimento de tecnologias de aprendizagem deve estar orientada e fundamentada em pesquisas relevantes, teoria e prática e os estudos são conduzidos em contextos reais de prática);
  3. Interativa, iterativa e flexível (o processo desenvolve-se em ciclos entre pesquisa e desenvolvimento com a participação de todos os atores (alunos, professores e equipa de desenvolvimento) e os produtos educacionais desenvolvidos devem comportar mudanças ao longo do processo de pesquisa);
  4. Integradora (utiliza vários métodos de pesquisa de acordo com as diferentes fases de planeamento, desenvolvimento e implementação com coerência, consistência e disciplina);
  5. Contextual (ao mesmo tempo em que os resultados das pesquisas contribuem para informar e aprimorar o projeto em desenvolvimento, possibilita achados que transcendem o contexto imediato do estudo e que servem de base para outros projetos e investigações).

2) De que forma se relaciona com as abordagens tradicionais descritivo/qualitativo e/ou experimental/quantitativo?

Relaciona-se com as abordagens tradicionais na medida em que pelas suas características anteriormente referidas, permite uma aplicação de diferentes métodos e tipos de pesquisa (quantitativos e qualitativos).

No estudo realizado e apresentado neste artigo, aqueles que indicaram como problema a falta de motivação dos alunos, apresentaram uma crítica ao modelo tradicional de ensino que não proporciona uma aprendizagem significativa dos conhecimentos científicos. Esta crítica, em geral, ressaltou que o modelo tradicional “enfoca os aspetos quantitativos da ciência onde os alunos aprendem como usar procedimentos e regras” e não inclui as experiências de vida e os interesses dos alunos nos processos de ensino-aprendizagem, tornando-se desmotivador. Problematizaram o fato de o acelerado desenvolvimento tecnológico oferecer múltiplas possibilidades que fazem parte do cotidiano dos alunos, mas não são aproveitados no ensino formal.

A análise das intervenções feitas neste estudo foi realizada com base na integração de dados quantitativos e qualitativos. Os métodos de recolha de dados mais utilizados foram: entrevista com professores e/ou alunos; observação participante; prova de avaliação de conteúdo; pré e pós teste.

Com o rápido desenvolvimento científico e tecnológico que temos vindo a assistir na sociedade, os modelos tradicionais de ensino, baseados na transmissão de conhecimentos, são desafiados pelas mudanças que vão acontecendo. Desta forma surgem os recursos interativos e de bases de informação oferecidos pela informática e pelas telecomunicações, que potencializam a difusão de novos espaços e contextos de aprendizagem.

No âmbito académico a metodologia (DBR) é uma linha de investigação que tem sido amplamente divulgada para pesquisa e desenvolvimento de ambientes virtuais para o ensino de Ciências, como uma possibilidade de integrar a teoria com a prática.

O objetivo de alguns pesquisadores falados neste artigo, é desenvolver intervenções pedagógicas de superem os modelos tradicionais, assumindo que a transmissão de fatos científicos aos estudantes não é suficiente para desenvolver o conhecimento, sendo necessário situar os conteúdos científicos em contextos sociais e estimular a investigação e trabalho em grupo.

3) Que dificuldades antecipam na sua implementação?

Segundo o artigo em questão e seguindo a perspetiva do DBR, bem como os seus princípios, os problemas pedagógicos que foram encontrados neste estudo foram:
a)    Desmotivação dos alunos para se engajarem na aprendizagem de ciências;
b)    Enfoque reducionista do ensino de ciências, centrado na transmissão de conhecimentos científicos desconectados de questões sociais e tecnológicas;
c)    Necessidade de capacitar professores para o desenvolvimento de mudanças curriculares nas suas disciplinas;
d)    Falta de materiais pedagógicos que incluam recursos para integrar os processos de reflexão e colaboração;
e)    Dificuldade de compreensão dos fenómenos microscópicos;
f)    Formação de professores de ciências pouco colaborativa e reflexiva;
g)    Falta de métodos de avaliação compatíveis com estratégias de ensino baseadas na investigação científica.

4) Quais as principais implicações/conclusões?

Neste artigo e perante os desafios encontrados, chegou-se à conclusão que os pesquisadores propuseram uma reorientação do papel do Ensino de Ciências para preencher as necessidades atuais de formação.

Com base na análise, observou-se uma tendência de compreender a prática pedagógica não como uma questão isolada, mas como parte do contexto social complexo em que se insere.
Para analisar os problemas pedagógicos, os pesquisadores aprofundaram a reflexão sobre a prática do ensino de ciências, fundamentando a discussão com base na literatura do campo. Dessa forma, as intervenções assumiram como objetivo a melhoria da qualidade dos processos de ensino-aprendizagem.

A abordagem DBR foi utilizada, principalmente, como uma alternativa às estratégias da escola tradicional e melhorar a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem e é isto que se pretenda que aconteça cada vez mais no ensino.

Concluiu-se, portanto, que estudos apoiados nos pressupostos da Pesquisa baseada em
Design desenvolvem conhecimentos sobre a pesquisa e desenvolvimento de intervenções pedagógicas, a partir da integração de conhecimentos teóricos e práticos para promover inovações curriculares e superar modelos tradicionais de ensino-aprendizagem.

Para terminar, o “design-based research” não se carateriza apenas pela intervenção, mas sim pela sua característica peculiar de que essas intervenções incorporam reivindicações teóricas específicas sobre ensinar e aprender. Além disso, elas refletem um compromisso de estabelecer as relações entre teoria, artefactos projetados e a prática educativa.

Referências Bibliográficas

RAMOS, Paula et al. “Design-based research in scientific papers on the use of technology enhanced learning environments in science education: a preliminary analysis”. Disponível em:  http://www.fae.ufmg.br/abrapec/viempec/7enpec/pdfs/1707.pdf Acessado em: Fev/2012.

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About danielasmsantos

Licenciada em Tecnologias da Informação Empresarial. Professora profissionalizada do Grupo de Informática no ensino público, onde lecciono disciplinas da componente técnica dos Cursos de Educação e Formação e Cursos Profissionais, bem como, a disciplina de TIC em turmas do ensino regular. Formadora certificada pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. Autora da obra: Exercícios de Access 2010, FCA – Editora de Informática, 2011

Posted on Fevereiro 12, 2012, in MIE11. Bookmark the permalink. Deixe um comentário.

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